top of page

Ser pedagogo em tempos de crises educacionais


Não é de hoje que temos nos deparado com situações de decadência no que diz respeito a Educação. Nos meios de comunicação não se fala em outra: Crise educacional em larga escala!

A tempos temos presenciado o descaso eminente com algo em que devia ser bem mais valorizado: A educação!

Deixamos chegar a níveis alarmantes de total desespero. Professores desvalorizados, mal pagos, sendo desprezados pela sociedade, pelos pais e alunos e sem estímulo para se dedicarem a uma formação continuada, que o deixe ainda mais preparado para os desafios inerentes a função.

Uma sociedade decadente, cuja base familiar anda em frangalhos, sem perspectiva de futuro. Crianças sem estrutura familiar não conseguem encontrar nas escolas o devido apoio, pois a mesma sequer tem o valor de direito a ser oferecido pelo Estado. Há rupturas em todos os segmentos educacionais, cujas verbas são desviadas por pessoas de má índole, sociopatas funcionais que detêm aquilo que é de direito de todos em prol do seu bem - estar pessoal.

Como prestar uma educação de excelência a nossos alunos se não temos estrutura pedagógica que possibilite oferecer uma educação diferenciada a serviço de todos?

Como o Pedagogo pode ir além da sala de aula, ser inovador se a ele foi negado o direito de se atualizar e oferecer ao aluno uma educação enriquecedora e de qualidade?

Os profissionais da educação tem se arrastado, se virando nos trinta para ministrar aulas em uma realidade completamente fora do seu alcance. Como ser um visionário educacional em um país onde só existe caos e destruição de recursos e valores que, foram subvertidos com o tempo?

Crescer na educação atualmente está sendo muito difícil, vislumbrar um futuro promissor na área então...parece impossível de acontecer.

Muitos são os educadores que, devido a realidade educacional, tem desistido de lecionar pois não veem uma solução no fim do túnel. Nossos alunos não enxergam o magistério como um caminho de possibilidades de crescimento, como qualquer outra profissão. Evasão escolar estão acontecendo a todo momento, o que fazer?

Estamos sozinhos, mas cabe a nós não desistir. Se não mais acreditarmos naquilo que temos como vocação, quem irá acreditar em nosso potencial como educador?

Não é a toa que nosso país é subdesenvolvido, pois não valorizam o que deveriam prestar asseio. Valores neste país estão invertidos e cabe a nós como educadores lutar em prol de uma Nação que devia se curvar a Educação, a única capaz de transformar vidas e dar a seus eleitos uma direção única de inúmeras possibilidades de crescimento, capaz de mudar a trajetória política - econômica pelo

qual estamos enfrentando.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page